O recém-chegado Honda ZR-V, um SUV médio derivado do Civic, desembarca no Brasil trazendo consigo a herança da qualidade Honda. Importado do México, o utilitário esportivo está disponível por R$ 214.500 na versão única Touring, competindo de frente com modelos como Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e Volkswagen Taos, entre outros SUVs de médio porte.
Dimensões e Motorização: Maior e Poderoso
Superando o Honda HR-V em todas as dimensões, o ZR-V é equipado com um motor 2.0 aspirado a gasolina, oferecendo 161 cv e 19,1 kgfm a 4.200 rpm. Ao contrário de alguns concorrentes que adotam turbo ou propulsão híbrida, o ZR-V mantém a tradição da Honda. Seu ‘irmão’, o Civic, oferece uma opção turbo de 177 cv e 24,5 kgfm a 1.700 rpm.
Design: Elegância e Modernidade
O ZR-V apresenta um design mais limpo, abandonando os vincos exagerados e adotando linhas arredondadas, seguindo a nova tendência inaugurada pelo HR-V. As rodas de 17 polegadas podem parecer pequenas, mas são acompanhadas por pneus de perfil mais alto, garantindo conforto durante a condução. Internamente, o ZR-V compartilha semelhanças notáveis com a nova geração do Civic.
![Representa o desempenho e a inovação do Honda ZR-V, o novo SUV que redefine a experiência de dirigir.](https://jt.tec.br/wp-content/uploads/2024/01/Honda-ZR-Vn.webp)
Vida a Bordo: Conforto e Segurança
Ideal para famílias, o ZR-V oferece amplo espaço interno, especialmente na segunda fileira de assentos. Sua suspensão, precisa e confortável, e o acabamento interno de qualidade elevam a experiência a bordo. Detalhes como o banco do motorista com ajustes elétricos e o teto solar de série contribuem para uma jornada mais agradável. Quanto à segurança, o ZR-V sai da fábrica com oito airbags, frenagem automática de emergência e alerta de objetos esquecidos no banco traseiro.
Desempenho: Equilíbrio entre Força e Conforto
Embora a Honda não forneça números precisos de desempenho, é seguro dizer que o motor 2.0, aliado ao câmbio automático CVT de sete marchas virtuais, oferece um desempenho sólido. O ZR-V equilibra conforto e precisão, graças à calibragem das suspensões independentes na traseira.
Consumo: Eficiência na Estrada
Quanto ao consumo de gasolina, o ZR-V apresenta médias razoáveis, com 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, conforme o Inmetro. Minha experiência pessoal indicou uma média de aproximadamente 8 km/l em ambientes urbanos.
Itens de Série: Tecnologia e Conforto
Os pontos fortes incluem o pacote Honda Sensing, com controle de velocidade adaptativo, alerta de colisão e frenagem automática de emergência, além de assistente de manutenção de faixa. No aspecto de conforto, o ZR-V está equipado com ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista com ajustes elétricos, recarga de celular por indução, sistema de som premium com oito alto-falantes, bancos de couro e freio de estacionamento eletrônico com função auto hold.
Veredito: Para os Amantes do Civic
O ZR-V atende à demanda daqueles que apreciam o Civic, mas não desejam desembolsar R$ 260 mil pelo sedã médio. Com um interior semelhante ao do ‘irmão’, boa posição de dirigir e um conjunto completo de recursos de segurança, o ZR-V certamente conquistará os clientes fiéis da Honda. No entanto, é importante notar a ausência de um motor turbo ou assistência elétrica, características presentes nos concorrentes diretos, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, respectivamente.
Este texto é uma análise independente e não reflete necessariamente a opinião do UOL.
Especificações Técnicas
Mecânica
- Motorização: Motor 2.0 aspirado, injeção indireta, duplo comando variável de válvulas
- Combustível: Gasolina
- Potência: 161 cv a 6.500 rpm
- Torque: 19,1 kgfm a 4.200 rpm
- Câmbio: CVT, 7 marchas simuladas
- Tração: Dianteira
- Suspensão Dianteira: Independente, McPherson
- Suspensão Traseira: Independente, Multilink
Pneus e Rodas
- Pneus: 215/60R17
- Rodas: 17 polegadas
Dimensões
- Altura: 1.611 mm
- Comprimento: 4.568 mm
- Entre-eixos: 2.655 mm
- Largura: 1.840 mm
- Ocupantes: 5
- Peso: 1.446 kg
- Porta-malas: 389 litros
- Tanque: 53 litros
Preço das Revisões, Seguro e Garantia
- Garantia: 3 anos
Equipamentos
- Airbags: Motorista, Passageiro, Laterais, Cortina, Joelho do motorista
- Controle: Estabilidade, Tração
- Freios: ABS, Distribuição Eletrônica de Frenagem
- Ar-Condicionado, Travas e Vidros: Elétricos
- Piloto Automático
- Volante: Regulagem de Altura
- Central Multimídia: Rádio FM/AM, Entrada USB
- Bancos: Couro, Ajustes Elétricos
- *Outros:* Teto Solar, Computador de Bordo, Faróis de neblina, Frenagem autônoma de emergência, Alerta de permanência em faixa, Sensor de pressão dos pneus, Alerta de colisão, Abertura elétrica do porta-malas, Faróis com regulagem de altura
[…] Lithium, a maior mineradora de lítio do país, um componente crucial na fabricação de baterias para veículos elétricos. A informação foi divulgada pelo Financial […]